Diário da Chapada

História

No Bairro da Caeira, cidade de Jacobina-BA um grupo de jovens que se reunia aos fins de semana para a prática de futebol idealizou a fundação de um clube próprio. Esses jovens eram Carlos Rodrigo, (Categoria), José Guedes (Zequinha), Carlos Oliveira (Carlinhos). Após várias reuniões realizadas nas residências desses jovens, nasce no dia 15 de Novembro de 1979 a Associação Esportiva XV de Novembro.

A partir de sua fundação foram realizados vários jogos amistosos, tanto na cidade de Jacobina, como em toda a micro-região. Sua realização jurídica e a eleição de sua primeira diretoria oficial ocorreu em agosto de 1983, sendo o primeiro presidente o Sr. José Carlos da Silva (Tibira). Sua filiação a Liga Desportiva Jacobinense (LDJ) aconteceu em 1984 e o primeiro jogo oficial pelo campeonato Jacobinense ocorreu em 05/08/84, contra o Leader Esporte Clube, tendo como resultado do jogo o empate de 0x0. até o presente participou de todos os campeonatos locais patrocinados pela Liga Esportiva consagrando-se campeão na temporada de 1997/1998.

Com Doações e prêmios conquistados na 1ª Gincana de Primavera de Jacobina, realizada em 1985, foi adquirido já em 1987 o terreno, onde hoje está edificada a sede de campo do XV. A sua construção contou com a colaboração de sócios e simpatizantes do XV, além da abnegação de seus diretores.

Em 25 de Março de 1988, a Associação Esportiva Xv de Novembro foi considerada de utilidade publica pelo governo municipal. sob lei nº 33. E em 23 de Novembro de 1993 foi então considerado um bem de utilidade publica estadual. sob lei nº 6502.

Associação Esportiva Xv de Novembro - Fundada em em 15 de Novembro de 1979